terça-feira, 23 de outubro de 2007

Um Cão Andaluz

O cinema surrealista tem como marco este filme, que se tornou um clássico por seus recursos de montagem e sonoplastia. Exibido pela primeira vez em 1929, em Paris, o filme foi aclamado e muito estudado, contudo, o simbolismo que alguns acham que o filme possui, não existe! Buñuel e Dali queriam expressar a sua crítica, justamente nesse sentido. Pois não há sentido e nem simbolos, o filme, segundo os seus roteiristas, não passa de puro sonho.
É imprescionante a rapidez dos cortes das imagens, é o efeito, a técnica a serviço do olhar do espectador. O filme é justamente um clássico por ainda hoje provocar o efeito de choque "da navalha".

Um comentário:

Tiago Alberto Costella disse...

Olá ju! desculpe se invado assim seu blog, eu não sei muito bem como funciona esse negocio aqui. (para não dizer que não sei nada). Se não existe uma conduta que se deva seguir, então esqueça as desculpas, agora se há, servem as desculpas porque não sou muito fã de seguir etiqueta, e logo a quebraria.
Vi em primeiro plano uma postagem sua antiga, que se intitula "Um Cão Andaluz". E como é antiga não sei se ira ver. Assim se não se importa postarei aqui aonde ela não pertence.
Agora sobre sua critica não posso dizer que concordo copletamente, mas nem que não concordo. Acredito realmente quando voce diz que Buñuel e Dali não queriam passar simbolismo nenhum, que não passa de puro sonho, entretanto posto isso em segundo plano, o que se deve ter em mente é que justamente por se tratar de uma leitura de sonhos que o simbolismo se cria, involuntariamente, autentico e único a cada sujeito, ja que a estrutura simbolica de cada sujeito (por mais que venha a convergir em alguns pontos) é essencialmente diferente. Assim não esta na mente de quem faz, mas nos olhos de quem vê. É essa intençao social que difere o Surrealismo do dadaismo, onde este último apenas visa a ruptura e a destruiçao, o Surrealismo ve além de uma ruptura uma reconstruçao crescente.
Bom Ju, acho que era isso, espero que considere as palavras desse mero academico. Entretanto apesar de gostar de uma troca rica simplesmente pelo fato da troca em si, vi que tens algumas intenções com relação ao Surrealismo e a escola de frankfurt. Eu estou fazendo meu tcc, sobre a perpectiva do Walter Benjamin sobre o Surrealismo, e vi que tens uma postagem que se intitula UFSCar/ A perspectiva surrealista de Walter Benjamin e A Interpretação dos Sonhos. Mas está apresentada de forma que me criou uma instiga gigantesca, ja que tem absolutamente tudo relacionado com meu tema. Gostaria de saber se você tem alguma produção a respeito, e se estaria disposta a compartilhar comigo.
(caso tenha esquecido de me apresentar meu nome é Tiago), assim não sei se se costuma fazer pedidos por blog, até porque tem o problema de como você ira me responder se eventualmente ler, e/ou quizer, por isso deixo meu e-mail - tiagocostella@gmail.com - Bom Ju foi um prazer monologar com seu blog, espero ouvir respostas suas.
obrigado